Matéria publicada em 14.02.2019
” Ser um espaço de acolhimento com a missão de promover o aprimoramento técnico e científico perante profissionais da área médica, além de desenvolver e disseminar o conhecimento da cannabis medicinal e da sua história para a sociedade em geral” . Essa é a meta central da Cannab – Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil, que no dia 18 de fevereiro, às 19h, inaugura sua sede em Salvador, no bairro da Pituba, com a presença de pacientes associados, parceiros, apoiadores, imprensa, artistas e personalidades.
A Associação Cannab é uma organização sem fins lucrativos, criada com o intuito de apoiar e dar suporte a pacientes com as mais diversas enfermidades, em especial a Epilepsia Refratária de difícil controle, que fazem uso de tratamentos à base de Cannabidiol. O maior desafio recente da ciência médica, implica no processo de adaptação social à ideia inovadora da existência de um componente fitocanabinoide comprovadamente eficaz no tratamento de diversas enfermidades. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o uso medicinal dos óleos extratos ricos em Cannabidiol por importação para casos específicos, porém, exigindo-se prescrição, laudos médicos e termo de responsabilidade.
A associação conta com o suporte de médicos e profissionais de diversas áreas que se uniram para estudar e desenvolver uma solução para o fornecimento a baixo custo deste medicamento natural, que já vem auxiliando muitos pacientes a terem uma condição de vida mais digna, mas que encontram barreiras para seguir com seus tratamentos, tanto pelo alto custo de importação, como pela falta de conhecimento técnico e dificuldade em obter autorização para a produção caseira.